quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Pra quem quer começar...

Os sites de compra coletiva e os clubes de compra possuem algo em comum, descontos fantásticos! Mas as propostas são diferentes. O Peixe Urbano, o City Best, o ClickOn, o Clube do Desconto, o Desconteca, o Imperdível, o Groupon, o Desconto Candango, o ClubeMac, são clubes de compra coletiva, todos oferecem quase que diariamente promoções de tirar o fôlego e funcionam basicamente da mesma maneira, há um número mínimo de ofertas a serem vendidas para a promoção valer, caso o nº de ofertas mínimas não seja atingido o valor que você pagou é estornado na fatura do seu cartão (mas isso é muito difícil de acontecer) além disso, há um tempo máximo em que a oferta fica no ar, quando o tempo acaba, quem comprou, comprou e quem não comprou, não compra mais!

Nas compras coletivas, embora raras vezes eu tenha visto crédito em lojas de roupas ou acessórios, o forte são os cupons de restaurantes, bares, espetáculos, spas, hotéis, salões de beleza, clínicas de estética, enfim, puro luxo! Sabe aqueles procedimentos estéticos que você era louca pra fazer, mas não fazia porque achava muito caro? Então, agora rola! Rs!

Fora esses, há também os Clubes de Compra, como o BrandsClub e o Privalia, nos quais é possível adquirir peças de roupas de marcas renomadas com bons descontos. Ainda os vejo com desconfiança por um motivo óbvio, em se tratando de roupas, gosto de provar pra ver se cai bem, de combinar com outras peças, enfim, comprar roupas, pra mim, ainda é melhor do jeito tradicional! Quem sabe no futuro eu "abra a mente" com os Clubes de Compra! Na verdade acho até que já estou abrindo, pois comprei alguns sapatos e óculos no Privalia, mas o prazo pra entrega é tão longo que estou esperando há um mês pelos produtos. Quando chegar eu conto o que achei!

Então, voltando aos clubes de compra coletiva, os dos cupons que eu tanto falo! Qualquer um que queira se aventurar nesse maravilhoso mundo dos cupons pode se beneficiar de algumas dicas em relação às regrinhas, pois cada cupom tem a sua e por isso é necessário muita atenção:

I - Prazo para utilização - Pense na sua agenda, se vai ser possível utilizar o cupom dentro do prazo de validade. Pra quem não compra muitos, até que não é um problema, mas pra quem compra vários, podem rolar "choques"!

II - Horário para utilização - Com o tempo você aprende a não comprar cupons cujo horário para utilização são completamente "fora" dos seus horários! Os melhores cupons são aqueles que você pode utilizar a qualquer dia e a qualquer hora, independentemente de reserva prévia!

III - Reserva Prévia - Cuidado! Muitos lugares pedem que você reserve seu lugar ou produto antecipadamente, não pague mico!

IV - "Um por pessoa, um por mesa ou sem limite" - Os cupons geralmente são restritos à utilização de um por pessoa, as vezes isso é triste, mas é tranquilo. A brincadeira só fica chata quando é um por mesa, porque nestes casos você ganha o desconto e seus amigos dançam, a menos que vocês dividam a conta de modo igual! Vale fazer uma ressalva quanto aos cupons sem limite, às vezes é tentador comprar vários cupons de um mesmo lugar, se o lugar for muiiiiiiiiitto bom e você já o conhecer, pode até ser que valha a pena, mas o legal é comprar cupons de lugares diferentes, pra conhecer coisas novas! Se você não conhece lugar, vá com mais cautela ainda, pois pode acontecer do atendimento ser ruim, da comida não ser boa e você se ver obrigado a voltar só porque se entupiu de cupons!

V - Controle de cupons - Depois de muito comprar percebi que se não fizesse um controle de cupons correria o risco de perder alguns dos quais já havia comprado, afinal, são tantos sites que é possível se perder! De todos eles, só o citybest possui sua própria planilha de controle de cupons (foi dele que copiei a idéia) mas fica melhor se você fizer a sua própria, contendo a data de validade, os horários para utilização, o site no qual você comprou, o nome do estabelecimento e o serviço comprado, além de outras observações importantes.

VI – Pense antes de comprar – Com tantas ofertas maravilhosas atiçando os nossos impulsos consumistas você corre o risco de ir além da conta, principalmente porque existe um prazo para o fim da oferta e pensamentos como “eu preciso comprar isso hoje porque amanhã a oferta não estará mais valendo” assaltarão a sua mente e tentarão convencê-lo de que aquilo é sua maior necessidade naquele momento, nessas horas, deixe a janela do site minimizada e vá fazer outras coisas, depois de acalmados os ânimos, pense se aquela compra cabe no seu orçamento, se não couber, não precisa chorar, pois, aquela oferta realmente vai acabar no dia seguinte, mas outras iguais ou muito parecidas virão em seguida, quando você estiver podendo você compra!

Bom, pra começar acho que essas dicas bastam! Agora, que tal surpreender o namorado com um jantarzinho naquele restaurante “chiquetoso”!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário